Você é Capaz de Resolver Problemas?

A mente humana é como o universo, vasta e repleta de estrelas, que nesse caso são os nossos neurônios. Conseguir promover a comunicação entre essas estrelas/neurônios é o que caracteriza o homem como um ser pensante e logo lhe dá a habilidade de resolver problemas. É a conexão entre ideias e conhecimentos prévios que permite entender as questões para resolvê-las.

O contexto atual, às vésperas da Quarta Revolução Industrial, torna cada vez mais premente habilidades como resiliência, adaptabilidade e criatividade para chegar a respostas satisfatórias em condições menos favoráveis. É importante dizer que a capacidade de resolução de problemas pode ser aperfeiçoada com algumas mudanças de paradigmas e de hábitos. Você se considera uma pessoa capaz de resolver problemas? Se têm dúvidas ou acredita que não continue lendo para descobrir como potencializar essa habilidade.

Resolução de problemas: A habilidade diferencial

De acordo com o Fórum Econômico Mundial a Quarta Revolução Industrial já chegou e até o ano de 2020 muitas coisas terão sido transformadas exigindo das nossas mentes novas conexões para novas soluções. Avanços significativos em tecnologias nas áreas de robótica, biotecnologia, inteligência artificial entre outras impactarão nosso modo de viver e trabalhar.

Até o final da década seguinte, 2030, cerca de 15,7 milhões de empregos provavelmente irão desaparecer, somente no Brasil. Porém, em contrapartida milhões de funções novas serão criadas. O cerne da questão está em que os profissionais precisarão resolver a equação de como se encaixar nesse novo cenário, independente de em que momento da carreira se encontrem – começando ou já tendo se consolidado num posto que não tem mais relevância.

As pessoas precisam ter um pacote de ferramentas para fazer as conexões necessárias para chegar a soluções. Os problemas crescem em escala todos os dias e demandam mais energia e habilidade dos potenciais solucionadores. Para resolver os problemas complexos é essencial combinar um emocional fortalecido, um arcabouço de conhecimentos e uma boa motivação.

Como melhorar a capacidade de resolver problemas?

A mutabilidade do universo profissional faz com que em boa parte do tempo tenhamos que promover nova sincronia entre nossos neurônios para ter novas respostas de conexões. É natural ter algum grau de incerteza, porém, não se pode deixar que isso domine nossas ações e nos impeça de chegar mais longe. Se você acredita que tem dificuldade para a resolução de problemas – e consequente tomada de decisões – vai gostar de saber como desenvolver mais essa habilidade.

– Pense a respeito dos problemas

Pode parecer algo óbvio, no entanto, quando falamos sobre pensar a respeito do problema estamos dizendo para ir além da sua superfície. Considere todo o contexto que envolve essa questão e formule as perguntas certas. Muitas pessoas têm dificuldade de chegar a uma resposta satisfatória porque estão fazendo as perguntas erradas.

Uma forma de fazer com que seu pensamento seja mais assertivo em relação ao problema é elaborar uma série de hipóteses, isto é, possíveis soluções. Discuta essas possibilidades com outras pessoas, enquanto explica a elas com certeza suas ideias irão se clareando.

– Tenha uma estratégia de ação

Com as hipóteses formuladas chega o momento de considerar se elas têm potencial prático para serem realizadas. Elabore planos de ação para cada uma delas e considere quais as chances de trazerem a solução dos problemas previamente delimitados. Quando organizamos as etapas de um plano conseguimos visualizar se ele é realmente a melhor alternativa.

– Não terceirize culpas

Não há nada menos produtivo para a realização de um trabalho do que ficar procurando culpados pelos eventuais problemas que surgem ao longo do caminho. Ganha-se mais em buscar soluções para as questões que foram criadas. Focar em questões de identificação de culpa desviam o foco do que é realmente importante. Inteligência emocional é crucial para se manter no universo profissional a longo prazo.

– Pergunte para responder

Outro comportamento importante para quem quer se tornar um solucionador de problemas é fazer perguntas constantes. Quanto mais se pergunta mais se vê o problema como ele realmente é e mais conexões entre os neurônios são promovidas. Nossa mente está sempre procurando por estímulos e formas de se expandir.

– Mantenha-se em aprendizado contínuo

A mente é como uma planta que precisa ser regada continuamente para continuar crescendo, continuar estudando ao longo da vida te ajuda a ter mais ferramentas para responder as mais variadas questões. Além do conhecimento técnico que cursos e leituras podem trazer há também a ampliação dos horizontes para aqueles que se tornam lifelong learners, estudantes contínuos.

E para quem está pensando sobre a questão do investimento financeiro fica a dica de que quanto mais se capacita mais criativo e qualificado o indivíduo se torna conseguindo bolsas de estudos e outros meios para custear seu aprendizado. Num futuro repleto de incertezas quanto ao mercado de trabalho ser capacitado o torna mais requisitado.

Você acredita que vem solucionando seus problemas pessoais e profissionais com assertividade? Reflita e lembre-se que essa é uma capacidade essencial para ser bem-sucedido!

Texto por Marillyn Damazio
Imagem: Designed by vectorpouch / Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *