O Que é o BMC e Como Ele Pode Apoiar o Seu Negócio

Empresas de pequeno, médio ou grande porte; novatas ou já consolidadas no mercado. O Business Model Canvas – BMC – é uma ferramenta muito útil para qualquer negócio.

Quer saber como? Então vem com a gente!

O que é BMC?

O BMC foi idealizado por Alexander Osterwalder e Yves Pigner na primeira década dos anos 2000. O modelo baseia-se na descrição do funcionamento de uma empresa em seus diferentes aspectos, gerando um mapa visual dividido em 9 blocos e que resume os principais elementos que compõem a organização.

O objetivo do BMC é planejar visualmente as funções do negócio e auxiliar o gestor na identificação de soluções criativas e que estejam de acordo com a realidade da empresa.

Inovador, dinâmico e de fácil elaboração e interpretação, o BMC reúne e organiza as informações mais relevantes para o seu modelo de negócios, o que acaba sendo fundamental para os processos de tomada de decisão.

Como o BMC funciona na prática?

Como vimos anteriormente, o BMC é um método de análise que consiste na elaboração de um quadro dividido em 9 blocos. Cada bloco representa um aspecto fundamental para o funcionamento do negócio. Veja:

Fonte: Sebrae

1. O quê?

Neste bloco, é preciso colocar qual é a Proposta de Valor do seu negócio. Ou seja: quais benefícios o seu produto ou serviço tem a oferecer para os seus clientes?

Procure definir a sua proposta de valor em uma frase clara e objetiva. No caso da Netflix, por exemplo, a proposta de valor deles é: “Tenha acesso a um diversificado catálogo de filmes e séries sem sair de casa”.

2 – Quem?

O “Quem?” é dividido em 3 blocos, todos relacionados ao público-alvo da empresa.

  • Segmento de Clientes: trata do nicho de mercado para o qual o seu negócio é direcionado; ou seja, quem compraria seus produtos ou serviços.
  • Relacionamento com Clientes: trata das estratégias de relacionamento adotadas para melhorar a satisfação dos clientes e retê-los.
  • Canais: trata dos mecanismos utilizados para se comunicar com o público e entregar as mensagens que a marca quer passar. Exemplos: mídias sociais, anúncios patrocinados, televisão, rádio, revistas, jornais, etc.

3 – Como?

Aqui, leva-se em conta toda a parte operacional do seu modelo de negócios, a qual é dividida em 3 blocos.

  • Atividades Principais: faça uma lista com todas as atividades-chave da empresa, aquelas que são essenciais para o funcionamento do negócio e para a construção da proposta de valor.
  • Recursos Principais: trata dos recursos fundamentais para fazer o negócio andar. Exemplos: espaço, maquinário, colaboradores, etc.
  • Parcerias Principais: trata dos principais parceiros que ajudam a empresa a desenvolver suas atividades, como universidades, associações, etc.

4 – Quanto?

Nessa parte, que é a base do quadro BMC, tratamos de tudo relacionado a dinheiro.

  • Fontes de Receita: de onde vem o dinheiro que financia e que sustenta o seu modelo de negócios?
  • Custos: quais são os principais custos (fixos e variáveis) que envolvem as atividades da empresa?

Conclusão

O Business Model Canvas ajuda na criação de um direcionamento estratégico bem estruturado e permite recorrer a um pensamento visual e sistêmico. Dessa forma, é possível ter uma visão mais ampla sobre o negócio e sobre todo o ciclo de processos que envolvem as atividades da empresa.

A principal vantagem do BMC talvez seja o fato de que toda a lógica de produção, entrega e geração de valor está disponível em um painel e acessível a todos os colaboradores. Isso é muito importante para que cada um compreenda a dinâmica da empresa

Agora que você já sabe o que é um BMC, que tal fazer um para o seu negócio?

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Até a próxima!

 

Texto por Victor Alves

Imagem: Designed by rawpixel.com / Freepik

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