O Incentivo de Hábitos Saudáveis
nas Organizações

Quando o corpo e a mente estão sãos naturalmente nos tornamos mais produtivos e bem humorados facilitando a convivência com as pessoas que estão em nosso entorno. Observando que ao instigar e propiciar hábitos saudáveis para os funcionários se chega a resultados mais significativos, muitas organizações, têm apostado na inserção de pausas para ginástica laboral, oferta de sucos e frutas a cada três horas, incentivo a leitura com uma biblioteca interna entre outras ações.

A relação entre empregadores e empregados passou por diversas dinâmicas ao longo dos séculos e atualmente vivemos um momento em que existe preocupação com o bem-estar dos colaboradores para que eles se possam contribuir de maneiras ainda melhores em suas funções. Se a sua empresa tem considerado trilhar esse caminho é interessante continuar a leitura em que daremos exemplos de como fazê-lo.

 

Vantagens de investir na qualidade de vida dos colaboradores

Antes de entrarmos nos exemplos práticos de como incentivar hábitos mais saudáveis para os funcionários é interessante entender as vantagens de adotar esse tipo de estratégia. Trabalhar num ambiente em que há preocupação com a sua saúde física e mental torna qualquer profissional mais motivado a exercer as suas tarefas.

O reconhecimento da atenção dada pela organização faz com que o indivíduo se sinta mais valorizado, um fator que pode ser preponderante para que ele opte por permanecer atuando naquela determinada companhia. Além disso, ao tomar cuidados básicos relativos à boa saúde dos funcionários a sua empresa está contribuindo para que ele precise menos do plano de assistência médica de maneira a reduzir os custos do mesmo.

Dicas para incentivar hábitos saudáveis na sua empresa

Com os benefícios da valorização de hábitos saudáveis no ambiente de trabalho devidamente reconhecidos chegamos às dicas práticas para ajudar seus funcionários a reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde e quadros de estafa.

– Atividades físicas frequentes

A prática frequente de atividades físicas é fundamental para a manutenção da boa saúde haja vista que contribui para o melhor funcionamento do organismo e uma relação mais amigável com o próprio corpo. No entanto, mesmo com a sua relevância reconhecida, a prática de exercícios físicos constantes, não faz parte da vida de mais de 60% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE.

Sua companhia pode ajudar a reverter um pouco esse panorama incentivando que os funcionários se engajem em alguma prática esportiva. Algumas possíveis medidas são estabelecer uma parceria com uma academia próxima da organização que ofereça descontos para os funcionários; contratar um profissional para ministrar aulas de ginástica laboral algumas vezes por semana com os colaboradores; criar grupos de corredores ou campeonatos de futebol ou vôlei.

– Possibilidade de horários flexíveis

Para aumentar o incentivo a prática de atividades esportivas é interessante que a companhia adote uma política de flexibilização de horários de trabalho. Boa parte dos indivíduos inseridos nos 60% citados acima não mantém uma rotina mais saudável porque não tem tempo para isso. Poder entrar uma hora mais tarde de manhã ou sair uma hora mais cedo a tarde (compensando obviamente) pode ser o ‘empurrãozinho’ que faltava para ter colaboradores mais dedicados a própria saúde.

– Alimentação saudável

De maneira geral as organizações oferecem vale-alimentação ou vale-refeição para garantir que seus funcionários possam se alimentar no decorrer da jornada de trabalho. O fato de conceder o benefício não significa que a responsabilidade terminou, pois infelizmente muitas pessoas acabam recorrendo a fast foods para conseguir comer e ainda realizar outras atividades no horário de almoço.

Para tentar evitar situações como essa a sua empresa pode negociar com os funcionários o estabelecimento de um sistema de banco de horas para quando eles precisarem de mais tempo na hora do almoço poderem apenas repor trabalhando mais outro dia. A intranet pode ser usada para compartilhar informações a respeito da relevância de refeições saudáveis.

Se for possível montar um refeitório na empresa para que as pessoas possam levar sua própria comida será ainda mais interessante para a melhoria da saúde alimentar. Outra boa estratégia é disponibilizar sucos e frutas a cada três horas para que todos se mantenham hidratados e bem alimentados.

– Incentivo a confraternizações

Além da saúde física é importante que as organizações atentem para a relevância da saúde mental no ambiente profissional. Estimular que os colaboradores tenham mais momentos descontraídos em grupo, como em confraternizações e happy hour, é uma maneira de fortalecer os vínculos de equipe e ainda deixar as atividades laborais mais leves.

Se a sua companhia tiver espaço físico hábil pode realizar algumas reuniões uma vez por mês ou a cada trimestre pode investir nessa ideia. Parcerias com restaurantes e bares também pode ser um jeito de garantir que a alegria se estenderá para além do expediente.

– Oferta de um bom plano de saúde

Muitas doenças são silenciosas e se fossem diagnosticadas logo no início não causariam nem metade das complicações que acarretam. Por isso oferecer um plano de saúde para os funcionários é essencial, assim eles poderão manter um acompanhamento regular evitando surpresas. Com a criação de uma rede de hábitos saudáveis na organização e visitas ao médico certamente os seus funcionários irão adoecer menos vezes e se tornarão ainda mais produtivos.

 

Gostou dessas dicas de como estabelecer hábitos saudáveis nas empresas? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Texto por Marillyn Damazio
Imagem: Designed by vectorpouch / Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *