Linguagens de Programação no Mercado de TI

A área de Tecnologia da Informação, TI, é uma das que mais cresce anualmente motivo que faz com que cada vez mais profissionais se preparem para ingressar nesse setor. Uma dica para quem deseja iniciar a sua carreira ou se aperfeiçoar para atuar com TI é ficar atento as linguagens de programação que mais tem sido usadas e que tem tudo para se manter em alta pelos próximos anos. A seguir elaboramos uma lista destacando essas linguagens, confira e esteja preparado para se estabelecer nesse mercado.

Linguagens de programação: 

Conheça as principais tendências no mercado de TI

Abaixo você poderá saber um pouco mais sobre as principais tendências no que diz respeito a linguagens de programação para os próximos anos.

Linguagem: Java

Embora muitos profissionais da área de TI tenham apostado na queda do uso de linguagem Java para programação devemos destacar que ela continuará em alta nos próximos anos em especial devido aos aplicativos para Android. Programadores que estão entrando no mercado agora podem apostar essa linguagem como um start para a sua carreira.

Em muitos sites de vagas de emprego para programadores se observa a necessidade de conhecimento em programação Java com destaque para arquitetos ou engenheiros de software além de desenvolvedores web. Essa é a linguagem de programação usada por cerca de 80% dos programadores e está em mais de 95% dos sites. A dica para o futuro é se concentrar no uso de Java em dispositivos para a Internet das Coisas (IoT).

Linguagem: Python

Trata-se de uma das linguagens de programação mais versáteis do mercado em especial em projetos de machine learning com destaque para análise de dados. O mercado de TI precisa de profissionais que dominem a linguagem Python, esse pode ser um diferencial significativo, contudo, não se configura numa regra.

Python pode ser utilizado por DevOps, desenvolvedores web, engenheiros de software, desktop e full-stack entre outros. O aumento do interesse por essa linguagem teve início em 2017.

Linguagem: Go

A linguagem que foi lançada em código aberto pela Google já é uma das principais concorrentes da linguagem Java, porém, seu crescimento ainda está em ritmo lento. O que torna essa uma linguagem interessante é já ter sido criada nos moldes da computação moderna de maneira que atua em processadores multicore, computação na nuvem e sistemas em rede.

Ter conhecimento dessa linguagem é um excelente diferencial para quem atua com DevOps, desenvolvimento full-stack e análise de dados. Essa linguagem é utilizada para dar suporte ao Google.

Linguagem: Perl

Ainda usada por administradores de sistemas e redes, a Perl, tem apresentado queda significativa nos últimos anos, porém, pode ser interessante para os programadores que pretendem enveredar por esse caminho.

Linguagem: C#

Trata-se de linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft e que roda na plataforma .NET. Boa opção para quem deseja atuar no segmento de desenvolvimento de jogos.

Linguagem: C++

Apesar de ser considerada uma linguagem mais difícil de aprender do que a Python e a Java, a C++, tem sido bastante utilizada em programação de jogos, desenvolvimento de aplicativos e sistemas, drivers, firmware entre outros. A demanda por C++ tem se mostrado estável nos últimos anos sendo um bom conhecimento para agregar ao seu currículo.

Linguagem: PHP

Linguagem utilizada para desenvolvimento web geralmente para acrescentar funções no HTML. Pode ser usada ainda para interagir com bancos de dados de MySQL.

Linguagem: R

A mais antiga das linguagens de programação dessa lista, sua origem data dos anos 1960, porém, tem apresentado excelente ritmo de crescimento devido ao aumento da demanda de machine learning. Tem grande afinidade para trabalhos de programação que envolvam gráficos e cálculos estatísticos.

Os usuários dessa linguagem podem colaborar com expansões que recebem o nome de pacotes. Quem está se preparando para trabalhar com projetos que envolvam machine learning pode usar esse conhecimento como diferencial.

Linguagem: Kotlin

Outra linguagem nova no mercado, lançada em 2011, Kotlin, teve um aumento significativo de importância desde que foi anunciada pelo Google como uma das linguagens oficiais para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Para muitos desenvolvedores é uma linguagem que merece atenção por ser simples e intuitiva de usar. Se você pretende atuar como desenvolvedor de apps para Android é interessante ter esse conhecimento no seu currículo.

Popularidade das linguagens de programação desde 2002

O histórico de popularidade das linguagens de programação tem muito a nos dizer no que concerne a explicar porque algumas tem se mantido tão populares. Uma pesquisa que analisa o comportamento de popularidade das linguagens desde 2002 demonstra que a linguagem Java tem conseguido se manter como a mais popular entre os programadores ao longo da última década e meia e novamente ressaltamos que em parte esse resultado se deve ao fato de ser essa a linguagem dos apps da Android.

Os programadores que estão em busca de qualificação para os próximos anos do mercado de TI devem ficar atentos para o segmento específico em que pretendem atuar, pois algumas linguagens tem carácter quase específico sendo um diferencial imprescindível para a sua formação.

Gostou de saber mais sobre as linguagens de programação que mais tem se destacado no mercado de TI?

 

Texto por Marillyn Damazio
Imagem: Designed by rawpixel.com / Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *