Lean Thinking e as Ferramentas A3 e Gemba para Solução de Problemas

O A3 e o Gemba são ferramentas do Lean Thinking podem ser muito úteis na otimização de recursos da sua empresa, impactando os resultados positivamente.

No geral, o objetivo dessas técnicas é impulsionar a produtividade das equipes, corrigindo falhas processuais e problemas pontuais através de uma observação minuciosa que permite identificar gargalos e oportunidades.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

O que é Lean Thinking?

Antes de falarmos sobre A3 e Gembra, vale a pena relembrarmos o que é a metodologia Lean Thinking.

Lean Thinking tem origem japonesa. O então engenheiro e chefe de produção da Toyota, Taiichi Ohno, desenvolveu um sistema de gestão que visava alcançar maior qualidade em menor tempo e custo.

Mais tarde, o Toyota Production System (TPS) passou por uma série de adaptações até se tornar o que conhecemos hoje como Lean Thinking.

Cinco princípios compõem o conceito de Lean Thinking:

  • Valor: definir o que é valor sob a ótica do cliente
  • Fluxo de Valor: identificar o fluxo de valor e redefinir os processos, restando apenas o que gera valor ao cliente
  • Fluxo Contínuo: estabelecer um fluxo para os processos que restaram
  • Produção Puxada: fazer apenas quando o cliente solicitar
  • Perfeição: melhoria contínua de tudo que está envolvido no fluxo de valor

O Lean Thinking é também encarado como uma estratégia de negócios com o objetivo de promover e aumentar a satisfação dos clientes, agindo na sistematização de processos, na resolução rápida de problemas e no melhor aproveitamento de cada membro das equipes.

A3

Após refrescarmos o conceito de Lean Thinking, chegou a hora de falar sobre as duas ferramentas que tornam essa metodologia mais eficiente naquilo que ela se propõe. Começamos, então, pelo A3.

O A3 é uma ferramenta de gerenciamento que tem como foco a resolução de problemas e na melhoria contínua dos processos. O nome se dá ao fato de que, a partir de uma folha de formato A3, descreve-se o contexto e a atual situação da empresa, as possíveis causas para os problemas enfrentados, as propostas de enfrentamento, o plano de ação e as formas de monitoramento dos resultados.

A ferramenta A3 baseia-se no Ciclo PDCA (Plan-Do-Act-Check) e deve ser utilizado e acompanhado de maneira cíclica.

Fonte: Designed by Creativeart / Freepik

O A3 é eficiente porque ele considera, cuidadosamente, todas as partes que compõem o problema em questão, indo até as causas-raiz. Isso permite que se sejam elaboradas soluções mais adequadas

Além disso, o pensamento A3 exige uma considerável capacidade de síntese, pois é um desafio dispor todas as informações em uma folha de dimensão A3

Gemba

A palavra Gemba tem origem japonesa e pode ser traduzida como “vá ver”. Trazendo para o contexto da metodologia Lean Thinking, o Gemba é entendido também como o “local real”, no qual o trabalho desenvolvido gera, de fato, valor para o negócio.

Dessa forma, o Gemba consiste em ir até o local do problema para coletar os dados necessários para a resolução do mesmo.

A proposta dessa ferramenta do Lean Thinking é examinar o problema a fundo no lugar onde ele surgiu. Assim, os reparos necessários serão feitos de maneira mais objetiva e imediata, economizando tempo e outros recursos.

Além disso, o Gemba consegue estimular a troca de ideias e o aprendizado entre os colaboradores. A comunicação fica mais clara e os problemas são solucionados com agilidade e colaboração.

Conclusão

Ao combinar as duas técnicas que acabamos de ver – o A3 e o Gemba – você passa a contribuir para a redução de gastos e eliminação de prejuízos dentro da empresa. Isso porque os processos passarão a fluir com mais organização e agilidade, gerando maior produtividade.

E não para por aí. Os problemas, quando surgirem, poderão ser solucionados com mais eficácia antes que eles tomem proporções mais devastadoras.

Agora que você está por dentro sobre A3 e Gemba, que tal colocar em prática o que você acabou aprender? Faça isso e veja os resultados do seu negócio melhorarem.

Se você gostou desse artigo, dê uma passeado por nosso blog e descubra vários outros textos sobre temas que também podem te interessar. Aproveite e dê um like na nossa página no Facebook; sempre tem novidade por lá!

Até a próxima!

Texto por Victor Alves

Imagem: Designed by rawpixel.com / Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *