Empreendedorismo:
O que é e como Ser um
Empreendedor de Sucesso

O empreendedorismo é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social de um país. Mas você sabe o que é empreendedorismo?

Neste artigo, além de descobrir o significado dessa que é um prática muito importante para a sociedade, você também vai saber quais características uma pessoa precisa ter para ser um empreendedor de sucesso.

Confira!

O que é empreendedorismo?

Em poucas palavras, pode-se dizer que empreendedorismo é o processo de criação e desenvolvimento de uma ideia. Para isso, é preciso saber identificar oportunidades e investir os recursos necessários.

Mas essa é uma definição simplista. O termo empreendedorismo tem significados muito mais amplos que esse.

O empreendedorismo pode acontecer em diferentes lugares e situações: na sua casa, quando você quer fazer uma reforma para otimizar o espaço; no seu trabalho, através de projetos; na sua vida pessoal, quando você quer mudar o rumo das coisas.

Porém, a forma que talvez estejamos mais acostumados a enxergar o empreendedorismo é quando alguém decide abrir um novo negócio. Olhando por essa ótica, empreender significa oferecer soluções inovadoras.

Robert D. Hisrich, especialista no assunto e autor do livro “Empreendedorismo”, define o termo como um “processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

Já Bruce Bachenheimer, diretor de empreendedorismo e professor de gestão em uma universidade de Nova York, acredita que essa é uma prática que vai além da criação de um novo negócio. Para ele, empreendedorismo é, na sua essência, “uma mentalidade, uma maneira de pensar e agir; trata-se de imaginar novas maneiras de resolver problemas e criar valor”.

Tipos de empreendedor

Existem diferentes tipos de empreendedor.

Tais diferenças tendem a refletir no empreendimento.

Empreendedor nato

Os empreendedores nato costumam ser aqueles que, desde muito cedo, já estão inseridos em rotinas de trabalho. Por isso, eles já começam a adquirir na juventude um espírito visionário, estando sempre à frente do seu tempo e com total comprometimento com seus objetivos.

Empreendedor que aprende

O empreendedor que aprende é aquele que, ao identificar uma oportunidade de negócio, começa a estudar sobre aquilo e a aprender como gerenciar seu empreendimento. Na maioria das vezes, esse tipo de empreendedor costumava estar na posição de empregado e decide largar tudo para ser dono do próprio negócio.

Empreendedor serial

O empreendedor serial é aquele que tem uma ideia inovadora, cria um negócio e depois vende para outro empreendedor. O dinheiro que ele consegue faturar vendendo o negócio é utilizado para investir na criação de um outro que será vendido posteriormente, dando continuidade de forma cíclica.

Empreendedor corporativo

O empreendedor corporativo aqueles que buscam crescer dentro da empresa onde ele trabalha, trazendo boas ideias e lucro para a organização. Costumam ter domínio sobre ferramentas de gestão e rotinas administrativas, sabem vender uma ideia e conseguem trabalhar com recursos limitados e grandes metas.

Empreendedor social

O empreendedor social atua em setores cujas atividades não têm fins lucrativos. Ele utiliza sua criatividade, visão e determinação para oferecer soluções de forma voluntária.

Empreendedor por necessidade

O empreendedor por necessidade tem se tornado muito comum no Brasil. Isso porque a crise econômica do país fez com que muitas pessoas abrissem o próprio negócio para terem uma fonte de renda principal ou complementar. A maior parte desse tipo de empreendedores encontram-se totalmente despreparados para o mercado e muito acabam fracassando.

Esses foram os principais tipos de empreendedor. Mas que características uma pessoa precisa ter para se tornar um empreendedor bem sucedido?

Fonte: https://www.maxpixel.net/

 

7 atributos para ser um 

empreendedor de sucesso

1 – Iniciativa

Iniciativa é a capacidade de se antecipar aos acontecimentos e conseguir criar oportunidades de negócio. Nesse sentido, o empreendedor precisa ser proativo na busca por estratégias capazes de capazes de fazer o empreendimento crescer.

2 – Persistência

Dificilmente uma ideia empreendedora vai dar certo logo de cara. Até conseguir atingir o sucesso, o empreendedor levará alguns tombos no meio do caminho. Por isso, uma característica fundamental para quem quer abrir o próprio negócio é a persistência para não desistir e acreditar na sua ideia.

Os obstáculos com certeza vão surgir. Mas o que difere o empreendedor bem sucedido daqueles que fracassam é justamente a capacidade de transpor tais obstáculos e seguir em frente.

3 – Saber correr riscos

No mundo dos negócios, os empreendedores constantemente precisam tomar decisões difíceis, as quais envolvem alguns riscos de diferentes proporções. O bom empreendedor deve estar disposto a correr esses riscos e acreditar nas chances que determinada decisão tem de dar certo.

4 – Comprometimento

O empreendedor de sucesso precisa se comprometer com o negócio; e isso envolve clientes, funcionários, fornecedores e demais responsáveis por manter a empresa de pé. Comprometimento com prazos, com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, com o treinamento das equipes, com a satisfação dos clientes, etc.

5 – Cumprimento de metas

Um bom empreendedor precisa saber estabelecer metas e desenvolver estratégias para conseguir cumpri-las. As metas deverão ser específicas, alcançáveis, mensuráveis e relevantes para o negócio.

6 – Persuasão

O poder de persuasão está relacionado ao uso de estratégias capazes de influenciar pessoas que podem ajudar o seu negócio a prosperar. Por meio da persuasão e da construção de uma rede sólida de contatos, o empreendedor conseguirá o apoio necessário para desenvolver seus projetos.

7 – Autoconfiança

O empreendedor que não confia em si mesmo dificilmente alcançará o sucesso em sua jornada. A autoconfiança é uma característica fundamental para quem sonha em ser dono do próprio negócio, pois isso significa confiar nas próprias decisões e na capacidade de fazer uma ideia dar certo.

Gostou de saber mais sobre empreendedorismo? Então não deixe de visitar o nosso blog; aqui tem vários outros textos sobre temas que também podem te interessar. Aproveite para curtir a nossa página no Facebook; sempre tem novidade por lá!

Até a próxima!

Texto por Victor Alves

Imagem: Designed by rawpixel.com / Freepik and Max Pixel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *