Customização de Software

Um software pode ser concebido com o objetivo de atender a um segmento de mercado ou a um conjunto de necessidades específicas de determinado cliente. Nesse segundo caso, dá-se o nome de customização de software, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Um software customizado é adapta-se às especificidades da empresa. Trata-se de um modelo que exige alinhamento entre a equipe de desenvolvimento e o cliente para que todos os requisitos funcionais do sistema estejam de acordo com o esperado.

Um software pronto, ou “de prateleira”, costuma ser desenvolvido de forma mais genérica com o objetivo de atender a maior quantidade possível de situações. O Microsoft Office, por exemplo, é um pacote de escritório que pode ser utilizado nos mais diferentes tipos de negócio e inclusive em uso doméstico.

No entanto, quando se trata de customização de software, as melhorias que esse tipo de modelo proporciona podem ser rapidamente percebidas. Porém, o desenvolvimento de um sistema customizado não é uma tarefa simples e sim processo bastante complexo que requer muita paciência em cada uma das etapas.

Por isso, vale a pena ficar atento a alguns fatores antes solicitar um software customizado. São eles:

  • Que objetivos a sua empresa quer alcançar com a customização de software?
  • Quais funções o software customizado deverá ter?

5 vantagens da customização de software

Investir em customização de software pode oferecer vantagens que vão colocar o seu negócio à frente no mercado. Isso porque, dentre outras características, o sistema terá funcionalidades exclusivas, que a concorrência dificilmente terá acesso.

Um software customizado pode facilitar o dia a dia da sua empresa, impactando a produtividade das equipes e os custos processuais. Confira agora X vantagens que um sistema feito sob medida pode trazer para os negócios.

1 – Linguagem

Muitas falhas operacionais podem ser facilmente reduzidas utilizando uma linguagem específica para determinada atividade. Isso ajuda a evitar dúvidas quanto ao que precisa ser feito, indo direto ao ponto, com clareza e objetividade.

2. Alinhamento

Com a customização de software, é possível desenvolver sistemas que estejam alinhados com cada departamento da empresa, como recursos humanos, marketing, atendimento, logística, financeiro, etc. Compreendendo as necessidades de cada setor, é possível melhorar a comunicação entre eles e otimizar os resultados do negócio como um todo.

3 – Correções em tempo real

O uso de software customizado possibilita identificar e corrigir bugs com mais agilidade. Falhas no sistema ou comportamentos inesperados podem ser solucionados na mesma hora em que forem detectados, o que dificilmente acontece em softwares prontos.

4 – Economia a longo prazo

De fato, investir em um software customizado é mais caro do que comprar um software pronto, além do tempo de implantação também ser mais elevado.

Porém, se olharmos a longo prazo, não é difícil perceber que o custo com softwares prontos tende a ser maior. Isso porque vai chegar o momento em que os sistemas prontos ficarão defasados e incapazes de atender às demandas do negócio, sendo necessário adquirir uma nova licença.

Com o software customizado, é perfeitamente possível realizar a evolução contínua do sistema; a cada nova necessidade, uma nova adaptação é feita.

5 – Novas perspectivas

O processo que envolve a criação de um software customizado envolve toda a empresa, desde a concepção da ideia até a entrega do produto final. Dessa forma, é possível obter insights durante os processos e que podem enriquecer o sistema.

Gostou de saber mais sobre customização de software? Lembre-se que não optar por soluções que sejam devidamente adequadas e adaptadas à realidade do seu negócio pode acabar prejudicar a gestão e os resultados da empresa.

Se você gostou deste artigo deixe o seu compartilhe e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais. Não se esqueça também de passear por nosso blog; aqui tem vários outros textos sobre temas que podem te interessar.

Aproveite para curtir a página da Betta Tecnologia no Facebook; sempre tem novidade por lá!

Até a próxima!

Texto por Victor Alves
Imagem: Designed by Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *