+55 (16) 3707.6055 | +55 (11) 2394.2584

Case Unifran

Voltar

Case Unifran

Unifran diz não ao x86, porque a integridade do seu Banco de Dados requer a confiabilidade dos servidores Power.

Processamento eficiente e confiabiliade para manter os servigos oferecidos aos seus mais de 33 mil usuarios tornou mandatório para a Universidade de Franca (Unifran) a escolha de uma plataforma como o Power6. Esse ambiente roda toda a base de dados, que integra várias soluções como o ERP, CRM, Bl, Gestão Acadêmica e o Portal.

Em um esforço conjunto com a distribuidora Ingram Micro, a integradora responsável pelo projeto foi a Betta Tecnologia, que é o fornecedor de TI da Unifran ha mais de 15 anos.
Com o crescente número de usuários ao banco de dados da instituição, em 2008 a area de TI identificou que precisaria de mais performance, mas mantendo a mesma segurança que tinha com a P520.
"Essa necessidade foi detectada devido ao crescimento do número de usuários (nos cursos presenciais e a distância) e aumento na oferta de serviços. O que tem gerado um crescimento considerável em nossa base de dados", ressalta Luiz Carlos Leite Lourenço, gerente de TI da Universidade de Franca.

E, apesar do diagnóstico ter sido feito em 2008, o projeto de migração pode ser planejado para ocorrer no início deste ano, porque não houve impacto negativo imediato nos negócios da Unifran e a necessidade de ter maior desempenho ocorria nas épocas de pico de acesso, feito por meio do Oracle Portal.
"Isso foi possivel porque atraves do DBA da universidade, efetuamos acompanhamento diário do aumento da base de dados e disponibilidade de recursos do servidor, alem de medições feitas pelo AIX, que nos permitiu prever, com um ano de antecedencia, a necessidade de melhoria", comenta o executivo.
Lourenço explica que é fundamental para a Unifran ter um equipamento com performance, estável, seguro e altamente confiável porque a base de dados e o ponto de integração de varias soluções — como o Portal, ERP, CRM, BI, sistema de gestão acadêmica, entre outros.

"Inclusive vamos realocar a antiga P520 para a replicação de dados do servidor principal, de acordo com as normas de nosso plano de contingência". Já a nova Power6 está dimensionada para atender o crescente volume de dados da instituição pelos próximos tres anos. Alem do novo hardware, a solução contempla Service PAC, a versao 6.1 do AIX e uma LT04 externa.
O executivo ressalta que a universidade utiliza a plataforma Power desde 1993 e nunca teve um desses servidores parado, o que traz a segurança necessária para a área de TI rodar uma aplicação crítica como essa, com 33 mil usuários.
Lourenço adianta que, para 2010, já há planos para novos investimentos em tecnologia, mas dessa vez em storage para fazer a fusão das varias plataformas que rodam em seu ambiente.

UNIFRAN
A Universidade de Franca foi fundada em 1970.
► Atualmente a Unifran conta com aproximadamente 150 mil m2 de área construida. Oferece 51 cursos de graduação presencial, sendo 30 bacharelados, nove licenciaturas e 12 tecnológicos, além de outros nove cursos a distância (BAD).
► Na pós-graduação disponibiliza 41 cursos lato sensu e nove cursos a distância (BAD), cinco programas stricto sensu, sendo quatro de mestrado e um doutorado.
► A ACBF S.A. mantém a Universidade de Franca, Colegio Alto Padrão-Ojetivo e o Centro de Educagao Especial Descobrindo o Mundo. A ACBF S.A. e responsável pela coordenação, planejamento e controle das tres instituições.

BETTA TECNOLOGIA

► Criada em 1989 para implantarsolugoes tecnologicas inovadoras na área da informática, a Betta Tecnologia desenvolveu parcerias
estratégicas com multinacionais de alta competência em TI, para oferecer um leque de produtos e servigos diferenciados e altamente competitivos, que atendem todos segmentos empresariais.
Além de oferecer qualidade, competência e a melhor relação custo/benefício, a Betta disponibiliza os serviços de alocação de mão-de-obra, consultoria, fábrica de software, projetos de infraestrutura e transferência de tecnologia. Oferertando ao mercado soluções de e-
business open source Powerlogic, Sistema integrado de gestão empresarial, tecnologia corporativa de hardware IBM e tecnologia da informação Oracle.

Matéria divulgada na Revista Power Channel, Edição 6 de 2009.

Link para Download na íntegra da revista: http://www.rightsupport.com.br/revistas/repositorio/revistas/file0064_PowerChannel_6.zip

 

Voltar