+55 (16) 3707.6055 | +55 (11) 2394.2584

Case Usina Alta Mogiana

Voltar

Case Usina Alta Mogiana

Usina Alta Mogiana bate recorde de produção com o uso de POWER. 
Empresa realiza virada tecnológica com a solução IBM para obter sustentabilidade, segurança e performance, vitais para sua estrategia.

Localizada em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, a Usina Alta Mogiana vem crescendo e diversificando seus negócios desde sua fundação, há quase 30 anos. A prova de sua solidez é ser hoje a maior produtora de soja da regiao, fornecendo mais de 150 mil sacas/ano do produto as indústrias esmagadoras.

Este ano também deve ultrapassar a moagem de seis milhões de toneladas de cana-de-acúcar, marca atingida por poucas usinas. 

Com um faturamento de R$ 550,5 milhões em 2009, a usina escolheu a plataforma POWER, da IBM, para sustentar o expressivo crescimento de dados e rodar o coraçãoo de seus aplicativos de negócios.

"Comparado a 2008, tivemos um aumento superior a 500% no volume de nosso banco de dados nos últimos cinco anos, o que nos levou a procurar uma solução que proporcionasse escalabilidade e, ao mesmo tempo, poder de processamento aliado a muita confiabilidade para sustentar os negócios", diz Paulo Sergio dos Santos, gerente de TI da Usina. 

Segundo o executivo, atualmente o departamento de TI e visto como parte integrante e fundamental para a organização, e não mais como um sistema de apoio. 

"O desenvolvimento de tecnologias que permitem gerar negócios cada vez mais ageis (e em tempo real) se tornou prioridade A principal contribuição da TI e criar soluções que permitam aumento continuo nos resultados comerciais focados no negócio, muitas vezes colocando a organização a frente da concorrencia", afirma Santos.

Desenvolvido internamente, o SIGAM (Sistema Integrado de Gestao Alta Mogiana) e vital para a organização porque e onde se encontram todos os modulos administrativos: contas a pagar, a receber, faturamento, comercial, suprimentos (compras e controle de estoque), livro fiscal, folha de pagamento, RH, medicina e segurança do trabalho, jurídico, controle agrícola e de parcerias, produtividade e demais módulos de apoio.


"Resolvemos dar essa virada tecnológica  com a solução POWER para oferecer sustentabilidade, confiança, segurança e performance", diz o gerente. Hoje a base de dados do SIGAM esta em mais de 500 Gigabytes.
Na implantação do projeto POWER, PAULO SERGIO DOS SANTOS, ® Usma Alta Mogiana Gerente de TI da Usina iniciou com o Servidor Blade Power JS23, que permite upgrade futuro dobrando sua capacidade de processamento e memória, sem a necessidade de reinstalação ou adequação de softwares. 

"A estabilidade, segurança do sistema operacional AIX e o roadmap de produtos que a IBM apresenta são OS principals benefícios da tecnologia. Entendemos que o RISC começa onde as demais tecnologias terminam",  elogia Santos. O banco de dados que roda no ambiente POWER e Oracle. 

O fornecimento de uma linha completa de soluções, que vai desde storage ate servidores RISC baseados em Blade, foi um dos principals fatores na escolha da IBM como parceira tecnologica da usina. "Isso facilita a implantaçao e o gerenciamento, porque todos os equipamen-
tos envolvidos na solução sao do mesmo fabricante", diz o gerente de TI.

A solução é composta por dois racks em sites diferentes, para redundancia, com servidores em ambos, no modelo ativo-ativo em 100% das aplicações. Ligações entre os racks utilizam anel de Fibra optica gigabit ether net, sendo quatro fibras de cada lado, com o total de oito links. Os dois racks estão separados por 2 Km, contendo cada um: 

• Um Storage DS5100 com 20 TB em dois enclosures. Um que armazena todas as informações do cliente e outro que replica 100% dos dados (site backup). Replicação sincrona.
• Um servidor Blade Power JS23 — Power6 4.5Ghz com 32GB de RAM, rodando AIX 6.1 com Oracle 1 iG — coração do sistema rodando o Banco de Dados Oracle em um cluster RAC ativo-ativo. 

Segundo Santos, um dos diferenciais da IBM, além de  toda a qualidade dos seus equipamentos e tecnologia adotada, é o atendimento e o envolvimento dos parceiros: Betta Tecnologia e Ingram Micro. 

"A atuação da Betta Tecnologia foi total, do início ao fim do projeto, com profissionais especialistas nos produtos. Em um negócio dinâmico como o nosso, nao podemos ficar sem atendimento emergencial quando necessário e o pós-venda tem sido excelente", afirma o executivo.



USINA ALTAMOGIANA

> Atua desde 1983 como destilaria de alcool hidratado automotive.
Em 1994, foi transformada em usina agucareira e conta hoje com uma moderna fábrica de açucar e alcool. 
> Empregando 3.700 colaboradores, tem como principals produtos, o açucar cristal, etanol anidro, etanol hidratado, energia elétrica a partir do bagaço da cana, além da soja em grão.

 Betta Tecnologia
► Esta no mercado desde 1989, com unidades de negócios na região de Franca, Ribeirão Preto e São Paulo.
► Suas principals especializações são soluções em software de missão crítica com integração e desenvolvimento de sistemas modulares, complementares ou substitutos, com o legado tecnológico do cliente. 
► Seu conhecimento abrange: linguagens de programação, desenvolvimento de sistemas e regras de negócio, com ênfase nos segmentos de grande e médio porte de agroindustria (usinas de açucar e alcool e cooperativas), manufatura, saúde e varejo.
► Recursos on demand (insourcing e outsourcing de projetos, lideres técnicos e desenvolvedores), centro de monitoramento remoto, virtualização de infraestrutura, instalação de hardware IBM e sistemas operacionais, tecnologia corporativa de hardware IBM (BladeCenters e Storages) e soluções de software Oracle e Powerlogic tambem fazem parte do portfolio. 
> www.bettainformatica.com.br


INGRAM MICRO INC.
► Líder mundial em vendas, marketing e logística para o setor de tecnologia e uma das empresas mais admiradas do mundo, segundo o ranking da revista Fortune, a Ingram Micro Inc. e suas subsidiarias atuam em, aproximadamente, 150 paises, distribuindo produtos de mais de 1300 fabricantes para mais de 180 mil revendas em todo o mundo.
► Com sede em Santa Ana, California, e a unica distribuidora global de TI com operagoes na Asia. A Ingram Micro Inc. registrou, em 2009, um resultado de US$ 29,52 bilhões em vendas globais. 
► Líder também no Brasil, tem sede em Barueri-SP e conta com mais de 250 associados no pais, trabalhando com uma rede composta por 10 mil revendas e distribuindo mais de 15 mil produtos de mais de 50 fabricantes - Acer, AMD, AOC, APC, Brother, CA, Canon, Canon/Elgin, Check Point, Cis, Cisco, Corel, Elite Group, EMC2, Enermax Imports, Epson, Fujitsu, Gerbo, Genius, HP IBM, Iomega, Itautec, Juniper, Kingston, Lenovo, Lexmark, LG, Linksys, Logitech, McAfee, Microsoft, Motorola, MSI, Naxus, OKI, Oracle, Palm, Panda, Philips, Proview, Red Hat, Samsung, SAP Sonicwall, Sony, Sun, Symantec, TecnoWorld, TrendMicro, Urmet, Daruma, V7, Xerox e Zebra. 
► Mais informações estão disponíveis no site www.ingrammicro.com.br ou pelo telefone (11) 2078-4200.



Matéria divulgada na Revista Power Channel, Edição 9 de 2010.

Link para Download da revista na íntegra: http://www.rightsupport.com.br/revistas/repositorio/revistas/file0067_PowerChannel_9.zip



 

Voltar