+55 (16) 3707.6055 | +55 (11) 2394.2584

Case Magazine Luiza I

Voltar

Case Magazine Luiza I

Ha 52 anos nasceu o Magazine Luiza, que hoje e a terceira maior rede de varejo no pais e, nos últimos 12 anos, Integra a lista das Melhores Empresas Para Trabalhar, segundo pesquisa do Institute Great Place to Work, sendo elelta, em 2008, a melhor empresa do Brasll para executives trabalharem.

Em 2007, ao completar 50 anos, o  Grupo Luiza (formado pelo Consorcio Luiza, LuizaCred, LulzaSeg e Magazine Luiza) deu uma guinada em sua trajetoria com a abertura do maior Centro de Distribuição de sua história, o CD Bandelrantes. 
Com Investimento de R$ 57 mllhoes e área total de 280 mil metros quadrados, esta localizado próximo a Capital Paulista, na cidade de Louveira, e foi inaugurado para atender o plano de expansão da companhia e dar suporte as vendas realizadas na cidade de São Paulo.

A máquina com 64 processadores, sendo 32 on demand, roda o servidor do Banco de Dados do ERP Comercial, que recebe 7 mil acessos simultâneos.

A TI do Magazine Luiza conseguiu aumentar em 31% a performance do seu ambiente ao adquirir um novo servidor P5+ e a tranquilidade necessária para suportar o crescimento da empresa, principalmente, na época do Natal. Desde de 2005 o Magazine Luiza é cliente da plataforma POWER com duas máquinas P590. 

A equipe de producão do Magazine Luiza acompanha diariamente o desempenho dos servidores. Com base no histórico de transações e projeções de movimentação de venda, recebimento, entre outros itens. "Assim, conseguimos determinar e estimar a necessidade dos servidores com relacão aos processadores, memória e disco. Evitando qualquer tipo de surpresa nos momentos de maior pico nas vendas, que são as datas comemorativas", afirma Jose Roberto Garbim, gerente de infraestrutura do Magazine Luiza.

Em maio, após o dia das mães, foi feito um comparativo referente ao consumo real da máquina em uso e o que havia sido projetado pela equipe de TI para que fosse feita uma projeção correta para o  movimento nas vendas de Natal. O gerente explica que, para atender a
demanda corretamente, seriam necessários mais processadores.

"Como isso superava a capacidade dos servidores em operacão, intensificamos o trabalho de tunning do aplicativo. Mas mesmo assim não teríamos tempo hábil para conseguir os ganhos de performance necessários para dar suporte a empresa no principal mes do ano para o varejo. O problema de performance do servidor iria afetar diretamente nosso principal patrimonio que é o cliente", lembra Garbim.
Felizmente não foi necessária intervenção emergencial alguma porque a compra da nova máquina ficou dentro do prazo planejado, da mesma forma que a implementação do projeto.

Em outubro último, de olho no aumento das vendas devido ao Dia das Crianças, a área de TI iniciou a implementação de uma nova.

IBM Power Systems 595 com processadores POWER com 32 processadores ativos e 32 processadores para uso on demand. A elaboração do projeto e a implementafao contou com a equipe técnica da Ingram Micro e da Betta Tecnologia.

"A Ingram contribuiu na prevenda e no desenho do projeto, colocando a disposição de nossa empresa uma equipe de especialistas, que garantiu o sucesso da solufao junto ao Magazine Luiza. Nessa parceria com a Ingram, temos conseguido agregar valor nas solufoes de TI e, principal mente, fidelizar os clientes", ressalta Munir Buchalla Filho, diretor da Betta Tecnologia. 

"Nesse novo equipamento roda o servidor do banco de dados Oracle do nosso ERP comercial devido a confiança no poder de processamento dessa plataforma, ao Roadmap da evolução da linha e nossa atual satisfação na utilização dos servidores POWER", ressalta Garbim. Segundo ele, a linha POWER é fácil de implementar, nao exige a migração dos dados da base Oracle e a possibilidade de conectar o novo servidor ao cluster existente, facilitou o sistema de contingência dos aplicativos.

Atualmente, o Magazine Luiza tem 14.500 colaboradores, seis centros de distribuicção e 455 lojas espaIhadas pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goias, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A soma de acessos simultâneos ao sistema devendas chega a 7 mil. 


Betta Tecnologia
Criada em 1989 para implantar soluçõs tecnológicas inovadoras na área de informática, a Betta desenvolveu parcerias estratégicas com multinacionais de alta competência em TI para oferecer um leque de produtos e serviços diferenciados e altamente competitivos, que atendem todos os segmentos empresariais.
Além de oferecer qualidade, competência e a melhor relação custo/benefício, a Betta Tecnologia disponibiliza serviços de fábrica de software (desenvolvimento de sistemas comprometido com as melhores práticas e processos), recursos on demand (insourcing e outsourcing de projetos, líderes técnicos e desenvolvedores), centro de monitoramento remoto, virtualização de infraestrutura, instalação de hardware IBM e sistema operacional, tecnologia corporativa de hardware IBM e TI Oracle. Hoje a Betta conta com uma equipe de 55 colaboradores, com atuagao em mais de 35 clientes na região de Franca, Ribeirão Preto e São Paulo.

INGRAM MICRO INC.
Lider mundial em vendas, marketing e logística para o setor de tecnologia e uma das empresas mais admiradas do mundo, segundo o ranking da revista Fortune, a Ingram Micro Inc. e suas subsidiarias atuam em mais de 100 paises e distribuem mais de 280 mil produtos para mais de 165 mil revendas.
Com sede em Santa Ana, California, é única distribuidora global de TI com operações na Asia, a Ingram Micro Inc. registrou, em 2008, um resultado de US$ 34,36 bilhões em vendas globais. 
Líder também no Brasil, a empresa tem sede em Sao Paulo e conta com mais de 200 associados no pais, trabalhando com uma rede composta por dez mil revendas e distribuindo mais de 15 mil produtos de quase cinquenta fabricantes - AMD, AOC, APC, Borland, Brother, CA, Canon, Canon/Elgin, Check Point, Cis, Cisco, Corel, ECS, Elite Group, EMC2, Enermax Imports, Epson, Genius, Gerbo, HP IBM, Itaucom, Juniper, Kingston, Labtec, Lenovo, Lexmark, LG, Linksys, Logitech, Maxell, McAfee, Microsoft, Microsoft OEM, Motorola, MSI, Naxus, OKI, Oracle, Palm, Panda, Philips, Proview, Red Hat, Samsung, SMC Network, Sonicwall, Sony, Sun, Symantec, TecnoWorld, TrendMicro, Urmet Daruma, ViewSonic, V7, Xerox e Zebra.
Mais informações estão disponíveis no site www.ingrammicro.com.br ou pelotelefone (11) 3677.5900.

Matéria divulgada na Revista Power Channel, Edição 7 de 2010.

Link para Download da revista na íntegra: http://www.rightsupport.com.br/revistas/repositorio/revistas/file0065_PowerChannel_7.zip

Voltar