Carreira: Como se Destacar no Mundo da TI

Você é um profissional de Tecnologia da Informação (TI) que tem buscado dar impulso ao crescimento da sua carreira, mas ainda não sabe como fazer isso? Então saiba que veio ao lugar certo, se antes TI era a profissão do futuro agora é a função do presente. Há um universo de possibilidades para se dar bem na carreira fazendo aquilo que realmente se gosta.

A tecnologia faz parte da vida das pessoas de uma maneira geral sendo assim quem atua nesse segmento tem um filão interessante a sua disposição. O segredo para se destacar está em reunir um conjunto de habilidades que lhe tornem a resposta ideal para as demandas das empresas e dos consumidores.

Dicas para se destacar no mundo do TI

A seguir vamos apresentar algumas habilidades, pessoais e profissionais, que podem te ajudar a conquistar um lugar de maior destaque no setor de TI, um dos que mais cresce atualmente e que promete manter essa ascensão.

– Mantenha-se bem informado

Geralmente quem escolhe atuar no segmento de tecnologia tem uma grande paixão pelo tema mantendo-se informado naturalmente. É importante acompanhar portais, redes sociais entre outros canais em que as novidades do segmento sejam anunciadas. Um dos papéis do profissional de TI dentro das empresas é ser o indivíduo que apresenta essas novidades para os seus colegas, aquele que traduz as inovações tecnológicas para quem não tem uma ampla compreensão do tema. Além disso, é interessante ter algum tempo para amadurecer o pensamento de como aplicar no cotidiano da sua companhia aquela inovação.

– Boa comunicação interpessoal

Essa habilidade funciona como o reforço da primeira, pois ter conhecimento é positivo, mas é fundamental conseguir transmitir esses dados com assertividade para os demais. Boa comunicação pode ser definida como a habilidade de repassar informações para quem está ouvindo de maneira que essas pessoas entendam o que está sendo dito. Isso quer dizer que você não precisa ser um comunicador de programas de auditório, apenas ter certa didática para conversar com os leigos.

– Tenha um objetivo claro para a sua carreira

Para construir uma carreira promissora é essencial saber aonde se quer chegar, isto é, quais são os seus objetivos, que tipo de profissional você quer ser e em que setor deseja empregar seus conhecimentos tecnológicos. Faça uma lista com seus principais objetivos e mantenha-se focado nela para determinar os próximos passos que irá dar em sua carreira.

– Desenvolvimento de ferramentas com foco

Para se tornar um profissional de destaque no mercado é necessário ter um papel relevante dentro da empresa em que atua ou a frente do seu próprio negócio. Isso significa conseguir focar no microambiente em que se está inserido sem deixar de acompanhar o macroambiente. Alguns profissionais de TI podem acabar se perdendo no meio da sua trajetória no mercado por não identificar demandas específicas do seu setor porque estão tentando empregar soluções inovadoras que não cabem nessas situações.

Por mais que seja tentador se concentrar em temas mais abrangentes saiba que muitas vezes a otimização de planilhas e sistemas de análise de dados é muito mais bem vindo. Saiba dosar o trabalho feito por paixão e aquele que está concentrado na funcionalidade pura e simples.

– Prepare-se para ser o profissional do futuro

O profissional de TI é apontado como o profissional do futuro há duas décadas pelo menos, esse futuro finalmente chegou, contudo, não significa se acomodar. As inovações tecnológicas surgem numa velocidade impressionante, nesse instante algo está sendo transformado. Dessa forma é importante se atualizar todos os dias, acompanhar as tendências fazendo parte delas.

Por exemplo, pesquisas do segmento apontam que até 2020 os bots irão interagir mais com os seres humanos do que seus próprios cônjuges. Empresas de todos os segmentos e portes precisam e precisarão ainda mais desses recursos conversacionais nos próximos anos. Você tem estudado como programar um bot? Já criou um para a sua companhia? Tem falado sobre essa possibilidade? Essas perguntas são para te fazer refletir a respeito.

– Seja proativo

Essa habilidade tem muito a ver com ser um profissional de TI preparado para o futuro, pois quem é proativo sai na frente dos demais para as grandes realizações. Além de estudar o mercado e manter-se bem informado sobre as inovações é essencial que você tenha a atitude de fazer proposições na empresa em que trabalha para que possa inserir as novidades antes que os concorrentes o façam.

– Entendimento do TI como área estratégica

Mesmo que você não tenha o anseio de ser um empreendedor nesse segmento precisa aprender a associar a área de TI a um pensamento estratégico, isto é, entender de que maneira as inovações implantadas hoje se transformam em diferenciais competitivos no mercado, saber como utilizar a tecnologia como uma ferramenta de destaque. A visão de negócios é crucial num mercado que se mostra cada vez mais saturado pela abertura de inúmeras empresas diariamente.

– Tenha projetos pessoais

Essa é uma recomendação especialmente importante para quem está atuando no quadro de profissionais de uma empresa, pois se refere a ter um projeto em que estejam sendo aplicadas ferramentas que talvez não tenham um uso mais profícuo no seu cotidiano corporativo. Além disso, ter projetos pessoais que possam lhe dar alguma visibilidade permite ter algo pelo que ser conhecido no mercado por outras companhias gerando mais oportunidades. Ser reconhecido por algum projeto pode te ajudar até mesmo a conquistar mais segurança e aumentos salariais na empresa em que já atua.

Gostou dessas dicas de como se destacar no mundo do TI?

 

Texto por Marillyn Damazio
Imagem: Designed by Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *