Você sabe o que é procrastinação? Confira algumas dicas sobre como evitá-la

Você é do tipo que prefere deixar para amanhã o que pode ser feito hoje? Se tem esse comportamento de adiar a realização de algumas tarefas por considera-las tediosas, repetitivas ou até muito desafiadoras saiba que não está sozinho. Junto a você está um exército de milhões de procrastinadores espalhados por todo o mundo. O mau hábito de protelar aquilo que precisa ser feito prejudica e muito o seu ritmo de vida e produtividade. Continue lendo e descubra como evitar a procrastinação!

Mas, afinal o que é a procrastinação?

Em linhas gerais refere-se a adiar a realização de alguma tarefa ou tomada de decisão, normalmente passando na frente da atividade um prazer instantâneo. Para quem atribui esse fenômeno a vida moderna devemos esclarecer que na verdade procrastinar é um hábito comum ao ser humano desde a pré-história.

Quando você está em dúvida sobre começar a fazer um projeto de trabalho ou assistir a mais um episódio da sua série favorita está passando por uma batalha interna realizada por duas áreas do seu cérebro: córtex pré-frontal e sistema límbico. O primeiro tem ligação com a consciência de responsabilidades, é a parte do seu cérebro que te dirá para realizar o projeto para não ter problemas no futuro.

Por sua vez o sistema límbico é a área do cérebro que anseia pelos prazeres imediatos e te fará considerar que não será tão ruim dar uma parada para assistir um episódio que poderá se tornar a temporada toda num piscar de olhos. Em boa parte dos casos as pessoas adiam a realização de uma tarefa por a considerarem difícil ou desagradável. Porém, enquanto estão nessa fase de adiamento sofrem por não estar fazendo aquilo que deveriam.

Trata-se de um ciclo em que o indivíduo não começa uma atividade porque acredita que vai sofrer ao fazê-la, mas sofre concretamente por não a estar realizando. Conseguir anular o impulso do adiamento é crucial para evitar que a procrastinação te faça perder prazos de entrega ou te coloque em situações difíceis de gerenciar como ter que virar a noite num projeto que tinha prazo de duas semanas.

6 Dicas de como evitar a procrastinação

Abaixo vamos apresentar uma lista de 6 dicas para quem deseja excluir a procrastinação da sua vida e tornar-se mais produtivo.

1. Identifique o padrão da sua procrastinação

O primeiro passo para evitar a procrastinação é identificar quais são os fatores desencadeantes do adiamento das suas tarefas. O que você costuma adiar? Por que adia essas tarefas? Se for por acreditar que são tarefas chatas e tediosas pode procurar maneiras de torna-las mais interessantes ou simplesmente ter em mente que quanto antes começar mais cedo irá terminar.

Já para aqueles que ficam paralisados pela dificuldade do que os aguarda pode ser positivo buscar se preparar melhor para a atividade ou então ficar atento a como quando começa efetivamente a fazer aquilo que precisa tudo flui com rapidez. Procrastinar tem a ver com adiar o início das tarefas, mas não a sua realização.

2. Visualize o futuro

No exato momento em que estiver inventando algo para adiar o início de uma tarefa pense nas consequências disso no futuro. Por exemplo, você tem um relatório para entregar até às 18h e já está acordado às 10h, por que não começar imediatamente? O fato do prazo ser 18h não significa ter que começar a atividade às 17h.

Considere que você pode ter imprevistos ao longo do dia e não conseguir entregar no prazo, algo que facilmente seria resolvido iniciando mais cedo. O mesmo vale para a academia que você sempre ensaia começar e nunca vai ou para a arrumação que deseja fazer no seu guarda-roupa e adia infinitamente. Visualize os ganhos de fazer aquilo que precisa imediatamente.

3. Aprenda a segmentar as tarefas

Algumas pessoas têm dificuldade de começar a realizar uma tarefa pelo fato de a enxergarem como algo complexo e que levará muito tempo. A melhor saída para isso é aprender a segmentar suas atividades em atividades menores. Se parece difícil ler um livro, por exemplo, você pode estipular ler 10 páginas por dia, conforme o tempo for passando você descobrirá que essa não é uma atividade tão demorada e talvez alcance mais eficiência.

4. Dê pequenas recompensas a si mesmo

Se estiver difícil concluir uma agenda de tarefas a dica é dar a si mesmo pequenas recompensas. Por exemplo, se você começar o projeto X no horário certo e concluí-lo cedo poderá assistir a um filme ou sair com seus amigos para o happy hour. Quando o cérebro identifica a possibilidade de ter uma recompensa imediata tem mais facilidade para se concentrar no início da tarefa.

Recompensas futuras podem ser motivadoras num primeiro momento, mas se parecerem muito distantes acabam não sendo efetivas. Pessoas que desejam iniciar uma dieta mais saudável podem desejar melhorar sua saúde e perder peso em médio e longo prazo, mas no fim das contas podem se deixar levar pelo desejo de comer doces no meio tarde diariamente. O prazer imediato é muito mais desejado pelo seu cérebro do que aquele que está no horizonte. Crie recompensas no meio do caminho.

5. Estipule prazos e bloqueie estímulos externos

Outra estratégia para evitar a procrastinação é estipular prazos para concluir as suas demandas e bloquear estímulos externos como redes sociais, por exemplo. Quando você tem uma lista de atividades em que todas têm um período para começar e terminar é mais fácil se manter focado. Para não desviar do planejamento é essencial evitar as tentações como ficar respondendo mensagens pessoais durante o processo, em especial quando são tarefas mais desgastantes.

6. Reconheça os benefícios de não procrastinar

Tem sensação melhor do que se sentir eficiente e saber que concluiu tudo o que precisava dentro do prazo? Aproveite esse momento de orgulho de si mesmo para reforçar seu desejo de não procrastinar. Assim que a tentação começar a surgir lembre-se de quanto é bom se sentir produtivo e eficiente.

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Texto por Marillyn Damazio

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