O que é Home Office e como ter uma boa Performance trabalhando Remoto

O home office já é uma realidade para vários segmentos do mercado, aplica-se tanto para alguns profissionais autônomos como para funcionários de empresas. O escritório pode funcionar dentro dos limites físicos do lar desde que sejam observadas algumas condições para preservar a concentração e o rendimento nas tarefas.

A boa performance do trabalho remoto está diretamente ligada com a dissociação da ideia de casa do espaço em que se realiza as tarefas corporativas. Ter o entendimento de início da jornada de trabalho e não desviar desse foco é crucial para obter bons resultados especialmente nos casos de equipes em que cada profissional depende da produção dos demais.

Home Office como alternativa de maior Qualidade de Vida

O sistema home office também conhecido como teletrabalho tem se mostrado uma ótima opção para aumentar a qualidade de vida dos profissionais. Para muitas pessoas o deslocamento entre sua casa e a sede da empresa é demasiado demorado, algo que impacta numa redução significativa de tempo com a família e para cuidados com a saúde.

Poder trabalhar diretamente de casa abre um amplo leque de possibilidades para uso do tempo que se ganha. Alguns indivíduos aproveitam para tomar café da manhã com os filhos, outros para praticar atividades físicas, aprender um idioma entre outras. O ideal é empregar essas horas ganhas em algo útil para ter uma percepção mais palpável das vantagens.

Home Office: 5 Dicas para ter uma boa Performance trabalhando Remoto

Para quem está iniciando ou já vive uma rotina de home office listamos algumas dicas imprescindíveis para estabelecer um bom rendimento. Então continue lendo e pense em maneiras de aplicar essas dicas na sua vida profissional.

1 – Tenha um Espaço de Trabalho

Uma das grandes dificuldades que os profissionais enfrentam ao iniciar o trabalho home office é se concentrar nas suas tarefas esquecendo-se de que se está no seu lar. Para conseguir driblar essa sensação é importante ter um espaço destinado somente ao trabalho. Um local em que você possa ficar isolado não se envolvendo na resolução de questões domésticas e não sendo interrompido a cada cinco minutos.

Porém, nem todo mundo tem um cômodo em casa para destinar a realização das suas atividades de trabalho, nesse caso a dica é usar fones de ouvido com uma música de concentração ao fundo. Além de mascarar os ruídos do entorno isso corrobora para te manter prestando atenção nos seus projetos.

Fonte: Designed by macrovector / Freepik

2 – Tenha uma Rotina Diária

O fato de trabalhar home office não te exime de acordar mais cedo do que o início do seu expediente. O tempo que seria destinado ao deslocamento até o escritório pode ser usado para tomar café da manhã com calma, praticar uma atividade física, relaxar com algum hobby entre outros. Não acorde cinco minutos antes da sua primeira reunião, os outros integrantes da equipe devem te ver bem e disposto nas teleconferências.

Aliás, aí temos outro ponto essencial para ter uma boa performance no home office, arrume-se para cumprir as suas atividades. Estar com um visual profissional te ajudará a se manter alinhado com as suas obrigações do dia. Embora possa parecer tentador passar do dia de pijama saiba que isso diminui sua capacidade de rendimento.

Fonte: Designed by pikisuperstar / Freepik

3 – Tenha uma Lista de Tarefas

A última atividade de cada dia de trabalho deve ser planejar o dia seguinte, ou seja, estabelecer uma lista com todas as tarefas que precisam ser cumpridas ao iniciar a sua jornada. Saber exatamente o que você irá fazer ao longo do dia permite ter um melhor rendimento. Atuar remotamente sem impor um direcionamento para si mesmo pode fazer com que você se perca em atividades sem importância.

Ao montar a sua lista considere duas questões relevantes, a primeira delas é o tempo que cada tarefa costuma levar e o seu grau de prioridade. Coloque no topo da lista tudo que precisa ser resolvido com urgência. Organização é a palavra chave para obter excelentes resultados com seu trabalho home office.

4 – Comunicação com a Equipe

Profissionais que trabalham em projetos de equipe precisam ter uma excelente comunicação com os demais participantes. Atualmente, existem vários canais que permitem conferências por vídeo ou envio de mensagens de texto e áudio. Cada indivíduo deve ter por hábito avisar aos demais quando terminar uma tarefa e estiver iniciando outra. Assim o time sabe exatamente em que ponto está cada etapa do projeto, lembre-se que as suas atividades impactam o trabalho dos demais.

Uma forma de oficializar essa comunicação é estabelecer um momento no início e/ou no final do dia de trabalho para realizar uma conferência entre os participantes do projeto. Nessas reuniões podem ser discutidas as eventuais dificuldades para que todos possam contribuir para a busca de uma solução consistente. Contudo, todos os colaboradores devem compreender que em caso de dúvida devem contatar os demais independente de ser ou não o horário para reuniões.

5 – Análise de Resultados

O home office é de uma forma diferente para cada indivíduo, isto é, cada profissional terá seus próprios impulsionadores ou dificultadores para ter sucesso nessa empreitada. Para entender se as medidas adotadas até esse momento estão surtindo efeito é interessante fazer uma análise dos resultados da equipe e de cada Colaborador.

Não se trata de punir maus resultados e sim de entender quem precisa de uma dinâmica diferente. Há um tempo de adaptação ao teletrabalho, algumas pessoas levam alguns dias para se acostumar a ideia de não ter um chefe presencialmente fiscalizando seu rendimento. No entanto, quando essa autonomia é conquistada contribui para resultados espetaculares.

Gostou de saber mais sobre home office e como aumentar a boa performance?

Texto por Marillyn Damazio

Imagem: Designed by Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *