Está trabalhando Home Office? Conheça algumas ferramentas que podem ajudar a Trabalhar de Casa

Home Office é uma expressão que se tornou ainda mais popular nos últimos tempos e está passando a fazer parte da rotina de equipes de setores variados. Trabalhar diretamente de casa significa realizar suas atividades profissionais remotamente. Dessa forma não se está sentado lado a lado com o colega ou ao alcance do chefe para uma eventual correção. É exatamente por isso que algumas ferramentas de comunicação e desenvolvimento se tornam tão relevantes.

14 Ferramentas para Home Office

Precisa trabalhar remotamente, mas não sabe como fazer para seu dia render ou manter uma boa comunicação com os demais membros da equipe? A seguir vamos apresentar 14 ferramentas que podem facilitar e tornar o trabalho remoto mais assertivo.

1 – Skype

Precisa fazer uma reunião com a equipe que está trabalhando em home office? O Skype pode ser uma boa solução já que oferece serviços de chamadas de voz e vídeo. Pode ser usado em tablets, consoles de videogames, televisores, computadores e smartphones. Possui uma versão gratuita em que é possível fazer uma chamada com até 20 usuários.

Em sua versão paga (Skype for Business) é possível se comunicar com até 250 pessoas ao mesmo tempo. O Skype permite conversar por mensagens de textos, por chamadas e ainda compartilhar telas e arquivos com outros usuários. Existe cobrança em ligações para telefones convencionais.

2 – Trello

Uma ferramenta bastante prática que pode ser usada tanto por quem está trabalhando individualmente como para quem está atuando com uma equipe remotamente. Basicamente esse programa possui uma interface dividida em quadros nos quais estão inseridas listas de tarefas em cartões coloridos sendo que cada uma possui seus próprios objetivos e prazos para serem executadas.

Os usuários podem fazer o upload de arquivos e marcar os pontos mais relevantes. Em linhas gerais se parece com a organização de lembretes com post-its. O Trello possui versão gratuita e planos pagos estando disponível para PC, Android e iPhone. Com esse sistema é possível saber em que etapa está cada Colaborador do projeto.

3 – Slack

Esse software se destaca por ter um único ambiente em que se concentram as publicações pertinentes aos projetos em andamento, esses posts podem ser públicos ou privados.

A ideia é reduzir ou excluir completamente a troca de mensagens por WhatsApp (evitando misturar com conversas pessoais) e e-mail. Além disso, o Slack se integra com Trello, Google Drive e Office 365.

4 – Hangouts Meet

Uma ferramenta prática para quem precisa conversar através de vídeo, o Hangouts Meet, possibilita também enviar lembretes através do calendário, agendar reuniões e compartilhar arquivos. Pode ser usado em computadores PC e em smartphones Android e iOS.

5 – WeTransfer

Ferramenta que permite enviar arquivos grandes pela internet, a versão gratuita enviar até 2GB para até 20 contatos. O sistema de uso é bastante simples, basta fazer o download do documento para que ele chegue em forma de arquivo zipado.

6 – Google Drive

Um ambiente de compartilhamento de arquivos na nuvem é imprescindível para equipes que estão atuando remotamente. É possível dividir com a equipe planilhas, arquivos e apresentações do Google. As alterações realizadas nos arquivos da nuvem são salvas automaticamente sem chances de perda de dados. É uma forma de armazenar vídeos, textos, músicas e fotos. Os primeiros 15 GB de armazenamento são grátis.

7 – Clicksign

Precisa assinar um documento com validade jurídica, mas não tem como comparecer pessoalmente? O site clicksign.com é uma alternativa, basicamente ele permite gerenciar e assinar os documentos. No plano básico estão disponíveis cinco documentos mensais. Resolva o que é urgente sem perder tempo e sem precisar sair do home office.

8 – Toggl

Essa ferramenta torna mais prático o controle de horas trabalhadas pelos colaboradores das empresas que estão em home office, está disponível para PC, Android e iOS. Através desse mecanismo é possível mensurar o tempo que está sendo dedicado a cada cliente ou projeto.

A ferramenta conta automaticamente o tempo de trabalho de cada colaborador ou da equipe. Esse controle ainda gera relatórios detalhados de maneira a eliminar a necessidade de preencher planilhas. Uma forma interessante de controlar as horas de trabalho no home office.

9 – Bitrix24

A plataforma disponível em bitrix24.com.br oferece a possibilidade de gerenciar projetos e o trabalho dos colaborares. Controle o tempo dedicado as tarefas e ainda tem um grupo de conversas para que a equipe possa tirar dúvidas e conversar sobre os projetos.

10 – Dropbox

Ferramenta de armazenamento de dados na nuvem em que é possível fazer o compartilhamento de arquivos. Na versão gratuita está disponível somente 2GB de espaço de armazenamento, mas você pode ampliar essa capacidade convidando amigos para usar o serviço.

11 – Zoom Meetings

Ferramenta de videoconferência com foco no ambiente corporativo em que é possível realizar reuniões entre duas pessoas ou com até 500 usuários. Também possui a funcionalidade de webinars para até 10 mil participantes. Nessa plataforma é possível compartilhar textos, arquivos e apresentações pelo sistema de bate-papo. Pode ser acessado por máquinas com sistema operacional Windows, Linux e macOS assim como smartphones (Android e iOS).

12 – Workplace

Ferramenta criada pelo Facebook, o Workplace, torna possível manter todos os membros de uma equipe conectados mesmo que em home office. Conta com chats, grupos, transmissões ao vivo e conferências. Para a equipe ainda está disponível um feed empresarial para acompanhar as novidades. A versão gratuita permite grupos com até 50 pessoas e até 20 por ligação com 5GB de armazenamento para arquivos.

13 – Postgrain

Precisa agendar postagens para o Instagram com compartilhamento no Facebook e Twitter? Vale a pena conhecer o Postgrain, um serviço que permite fazer o agendamento por data e horário. Usando a versão grátis é possível fazer até oito agendamentos por mês.

14 – OneDrive

Serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft com até 5 GB de arquivos grátis para usuários de PC, Android e iOS. Essa ferramenta ainda conta com a função chamada de ‘cofre pessoal’ em que é possível proteger o acesso a alguns arquivos usando uma senha.

Gostou de conhecer essas ferramentas para home office?

Texto por Marillyn Damazio

Imagem: Designed by Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *