Ambiente Inovador

Quantas vezes você ouviu a palavra inovação nos últimos tempos? É difícil mensurar o quanto esse conceito vem sendo mencionado como uma importante engrenagem para levar companhias de diferentes segmentos adiante no mercado, no entanto, nem todos os gestores compreendem exatamente o que significa desenvolver um ambiente corporativo inovador. Trata-se de algo que se mantém abstrato em algum grau, mas que precisa ser desmistificado para que possa ser colocado em prática com assertividade.

Empresas com ambientes inovadores: Uma tendência do futuro e do presente

O número de startups que conseguiram se consolidar em poucos anos em posições de liderança em seus segmentos é uma prova concreta de que inovação é crucial para o sucesso. Além do fortalecimento do modelo empresarial de escalabilidade devemos destacar que o mercado de trabalho até 2020 será de mais 50% de indivíduos da geração millennial. Esses jovens tem uma percepção diferente do trabalho e do ambiente corporativo, eles desejam estar inseridos em contextos em que a criatividade é o motor de propulsão.

O conceito de ambiente inovador transpõe a questão do ambiente físico, com seus escritórios coloridos e pebolim, consiste muito mais na construção de relações modernas e sem as antigas amarras da extrema hierarquização que nem é condizente com a Era Digital em que há acesso democrático as informações. As empresas que oferecem as soluções mais práticas e relevantes atualmente são aquelas que conseguem enveredar pelo caminho disruptivo.

Pensar e agir diferente

Não há nada mais clichê nos dias de hoje que usar a expressão ‘pensar fora da caixa’, porém, é exatamente isso que a sua companhia precisa fazer para se tornar mais competitiva. Para que fique mais claro vamos exemplificar, a Uber é a principal empresa de mobilidade urbana do mundo, mas não é dona de nenhum carro.

Já a Airbnb é a principal marca do segmento de hospedagem e não tem um só quarto. Essas marcas conseguiram entender o contexto atual e encontraram soluções para seus setores que são boas tanto para quem está trabalhando como para quem está usufruindo dos serviços. Para chegar a essas propostas de mercado é necessário estar num ambiente em que as ideias e ações são direcionadas para a inovação.

Mudando a lógica interna para tornar a empresa mais inovadora

Geralmente quando se fala sobre ambiente inovador é natural citar como exemplos startups disruptivas, no entanto, a inovação pode ser levada para dentro de organizações com sistemas e processos mais tradicionais. Na verdade trata-se até mesmo de uma questão de sobrevivência conseguir estabelecer um ritmo inovador em companhias mais tradicionais.

Para começar essa transformação é necessário estabelecer um contexto mais democrático em que funcionários que se encontram em diferentes níveis hierárquicos possam opinar com o mesmo peso. Promover o diálogo ao invés de esperar que um indivíduo procure seu chefe imediato para transmitir uma ideia que posteriormente será repassada para o gestor geral é uma maneira de tornar o ambiente corporativo mais dinâmico e acelerar transformações que terão grande impacto para o crescimento das organizações.

O tempo é um dos fatores mais relevantes quando se trata de conseguir uma posição de destaque, incentivar um ambiente em que é possível que ideias surjam em conversas no intervalo do café e em apenas cinco meses estejam ao alcance dos consumidores é o que muitas vezes faz a diferença entre prosperar e fechar as portas em pouco tempo.

Atenção às mudanças constantes

Trabalhar com foco na inovação é sinônimo de estar preparado para deixar tudo que foi planejado de lado numa eventual mudança de ventos. A difusão da internet e dos dispositivos móveis mudou o ritmo da sociedade e isso se reflete também na maneira como as pessoas consomem. Hoje uma marca pode estar em evidência por algum produto ou serviço considerado bastante inovador, mas amanhã essa marca pode estar correndo atrás de concorrentes que despontaram de um momento para o outro.

Ser resiliente e saber se adaptar aos fatores que podem exigir mudança de estratégia é a maneira mais inteligente de se posicionar num mercado competitivo e aberto para transformações. Os gestores devem ficar atentos que as principais mudanças não acontecem dentro dos departamentos de pesquisas de grandes empresas, mas sim na cabeça de empresários que conseguem criar no seu entorno um ambiente altamente inovador.

Comunicação, liberdade e reconhecimento

Essas são as bases para ter um ambiente potencialmente inovador em sua companhia, pois é por meio do diálogo com liberdade que os colaboradores contribuem para o desenvolvimento de ideias que podem se tornar os grandes diferenciais da sua organização. Para incentivar que os profissionais que atuam na sua empresa tenham cada vez mais boas ideias estabeleça uma forma de oferecer-lhes reconhecimento.

Os ambientes inovadores se estabelecem em organizações que conseguem deixar a hierarquização no passado adotando sistemas modernos e práticos de gestão de pessoas. Cada um dos colaboradores do quadro de funcionários é alguém apto a criar diferenciais significativos para a sua marca.

A sua empresa tem adotado um sistema de gestão inovadora? O ambiente corporativo tem sido inovador?

 

Texto por Marillyn Damazio
Imagem: Designed by Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *